6 cuidados essenciais para levar seu pet para uma viagem

6 cuidados essenciais para levar seu pet para uma viagem

Está pensando em sair de férias e levar seu animal de estimação com você? Não se preocupe — ao contrário do que muita gente pensa, levar pet para uma viagem não é coisa do outro mundo. Basta se organizar que tudo dá certo.

Mas se a ideia ainda parece assustadora, continue lendo este artigo e veja os cuidados que listamos. São precauções que todo papai e mamãe devem ter para evitar problemas e ainda garantir que o passeio seja agradável a todos — incluindo seu pet!

1. Leve água fresca

No verão, os cuidados com seu bichinho devem ser redobrados, pois as altas temperaturas podem deixá-lo vulnerável. Se o destino for praia, fique atento para a hidratação. Leve sempre água fresca e limpa e lembre-se de trocá-la com frequência, já que o calor é muito intenso. Além disso, é importante deixá-lo em um local com sombra.

2. Lembre-se do cartão de vacinação

Providencie para que ele esteja com a vacinação em dia, principalmente se o destino escolhido for muito quente. A médica veterinária Rhéa Cassuli Lima dos Santos, do Hospital Veterinário Pró Vita, alerta que as vacinas devem estar em dia principalmente em viagens de avião, em que o antipulgas é fundamental.

As vacinas evitam infecções por ectoparasitas como carrapatos e pulgas, que podem causar prejuízos à saúde do animal e dos humanos.

3. Providencie um atestado de boas condições

Antes da viagem, faça uma visita ao veterinário para que ele avalie o animal e dê um atestado de boas condições. Também é importante que ele seja vermifugado, assim evita doenças como a giardíase, que afeta o aparelho intestinal.

4. Se for para a praia, cuidado com a areia

O contato com a areia da praia pode levar os animais a contrair a dirofilariose (conhecida como verme do coração), que é transmitida por um mosquito muito frequente no litoral. Não se esqueça de que se trata de uma zoonose, ou seja, é transmitida para humanos.

A areia de praia também deixa seu pet exposto às fezes de outros animais, além do risco de conjuntivite, verminoses, problemas de pele e até mesmo complicações intestinais.

5. Faça paradas regulares

Se você vai levar o pet para uma viagem de carro, não deixe de fazer pausas pelo menos a cada duas ou três horas. Elas são importantes para que ele possa se movimentar e, claro, fazer as necessidades.

Aproveite também a parada para dar água fresca. Além disso, troque o tapete higiênico, limpe a caixa de transporte e troque a água.

6. Cuide da alimentação

É comum que seu bichinho sinta enjoo durante o percurso. Para evitar esse inconveniente, alimente-o três horas antes da viagem e leve um pouco da ração que ele gosta, mas não exagere na quantidade. Isso evita que ele precise evacuar com mais frequência.

Viu como é possível levar seu amiguinho na viagem de férias? Tomando esses cuidados você desfruta da companhia dele sem transtornos e ainda se certifica que ele esteja seguro.

Ficou alguma dúvida sobre como levar pet para uma viagem? Não se esqueça de comentar no post compartilhando sua experiência com a gente!