Viaje pelo Brasil: 4 motivos para turistar em destinos nacionais

Viaje pelo Brasil: 4 motivos para turistar em destinos nacionais

Fazer viagens é o lazer preferido de muitas pessoas e nosso país continental tem tantos destinos deslumbrantes que fica difícil decidir para onde ir quando pensamos em viajar pelo Brasil, não é mesmo?

Mas ainda existem pessoas que acreditam que no exterior encontrarão atrações mais interessantes. A proposta do post de hoje é provar que essa visão é equivocada, pois há inúmeros motivos para investir nos destinos nacionais. Acompanhe alguns deles!

1. Riqueza cultural

O Brasil começou com índios, africanos, europeus e asiáticos. Atualmente, continuamos a receber estrangeiros, principalmente sul-americanos e refugiados do Oriente Médio. A presença dessas culturas no país resulta em uma riqueza imensurável, já que junto com esses povos chegam — e permanecem — suas tradições.

O carnaval, símbolo do Brasil, tem origem italiana e foi trazido pelos portugueses; as festas juninas, de cunho católico, também vieram com os imigrantes europeus. Dos africanos, herdamos a capoeira, o candomblé e o samba, por exemplo.

E quando pensamos na gastronomia, então? No Brasil, encontramos comidas típicas do mundo todo: no sul e sudeste são comuns as cantinas italianas, restaurantes portugueses ou alemães; a culinária japonesa conquistou a todos; no norte, onde há uma comunidade árabe expressiva, encontramos pratos típicos do Oriente.

Ou seja, em todo canto do país há uma cultura diferente para ser apreciada — e degustada!

2. Paisagens naturais deslumbrantes

Outro aspecto em que o Brasil é riquíssimo: a natureza. Devido à sua extensão, existem diversos biomas e, com isso, podemos aproveitar praias, montanhas, rios, cataratas, dunas, campos…

Se pesquisarmos as mais belas paisagens do país, descobriremos lugares que nem sabíamos que existiam. Duvida? Então teste buscar imagens de lugares como:

  • Gruta Azul, Bonito (MS): parece o México ou a Guatemala, mas não é!
  • Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros (GO): as pessoas não vão duvidar se você disser que foi para a lua!
  • Arraial do Cabo (RJ): o Caribe carioca.
  • Dunas de Natal (RN): não é o deserto do Saara!

Isso é apenas 1% de tudo que nossos olhos podem apreciar quando se trata da natureza brasileira. Por isso que, o quanto antes você começar a visitar esses lugares, melhor!

3. Clima para todos os gostos

Uma grande vantagem do Brasil é o clima estável, sem variações extremas, ao contrário de alguns países da Europa, em que o frio excessivo leva as pessoas a terem até depressão; ou do calor seco e sufocante de regiões como os Emirados Árabes.

Se você gosta de calor, o norte e nordeste do Brasil são opções para qualquer época do ano, pois contam com temperaturas agradáveis mesmo no inverno. Os fãs do frio também têm destino certo para viajar pelo país no outono e inverno: para eles, as regiões sul e sudeste são certeiras.

Que tal aproveitar as serras gaúchas ou catarinenses, onde, se der sorte, você conseguirá ver até neve? Sem falar na encantadora Campos do Jordão, destino cujo clima já foi considerado o melhor do mundo, pois tudo tem equilíbrio por lá: calor, frio, chuvas etc.

Além de curtir o friozinho, em Campos você entra em contato com a cultura alemã e pode desfrutá-la pela charmosa arquitetura e ótimos restaurantes do centrinho da cidade, no bairro Capivari. O Festival de Inverno, de música clássica, deixa o local ainda mais atrativo nessa época. E a cidade também contribui para o ranking de belezas naturais do país, com locais como o Horto Florestal e o Lago do Pico do Itapeva.

4. A história nas ruas

Quem prefere turismo histórico também poderá aproveitar o que o Brasil tem a oferecer. É possível conhecer alguma cidade histórica em todas as regiões do país: além das famosas Ouro Preto (MG), Olinda (PE), Salvador (BA) e Paraty (RJ), estão Belém (PA), Pirenópolis (GO) e Lapa (PR).

Caminhar pelas ruas de paralelepípedos e entre os casarões coloniais é reviver os tempos do Brasil colônia e império, e são nesses locais que se concentram os principais museus para conhecermos ou relembrarmos dos importantes acontecimentos de nosso país.

São muitos os motivos para viajar pelo Brasil, e os poucos citados aqui já são convincentes, não é verdade? Tem mais justificativas para motivar as pessoas a conhecerem nosso belo país? Então deixe seu comentário!