Delicie-se! Vinhos e pratos imperdíveis para saborear no inverno

Delicie-se! Vinhos e pratos imperdíveis para saborear no inverno

Não há nada melhor do que uma boa combinação de vinhos de inverno com pratos deliciosos, não é verdade? Essa é uma época muito apreciada, sobretudo por levar destaque à alta gastronomia em fins de tarde e em noites com encontro de casal, amigos ou familiares.

Tudo isso porque boas harmonizações são capazes de tornar momentos inesquecíveis e aguçar os 5 sentidos: paladar, visão, audição, tato e olfato. Tem interesse? Então leia mais!

5 dicas de harmonizações com vinhos de inverno

Existem vários tipos de vinho, entretanto, alguns são mais indicados para os dias friozinhos do inverno, sempre acompanhados de petiscos, entradas ou pratos principais. Com base nisso, preparamos algumas seleções de vinhos e comidas que harmonizam juntos e ainda complementam essa estação do ano!

1. Fondue de queijo e Chardonnay

Originário da Suíça, o fondue é um creme quente incrível que leva vinho branco de qualidade em sua preparação, os queijos emmental e gruyère e um toque de alho, que deixando-o ainda mais marcante e aromático.

É um prato indispensável para os dias mais frios e harmoniza com os vinhos feitos com uvas brancas Chardonnay. Essa é uma bebida com um toque elegante e frutado, no entanto, menos encorpada e com acidez amena, justamente para não se sobressair ao sabores instigantes dos queijos.

2. Capeletti in Brodo e Chianti

Uma massa fresca, recheada delicadamente com um mix de carnes trituradas (suína, vitela, ave e mortadela), queijo parmesão e um pouco de manteiga. É cozida em um caldo extremamente aromático, feito com vegetais, galinha e especiarias.

Trata-se de um prato quente, onde serve-se a massa, o caldo já coado e os pedaços da galinha desfiados. Por ser incrivelmente saboroso, mas sem apresentar gosto forte, harmoniza com vinhos com boa acidez, frutados, com níveis de taninos evidentes e de leve a médio corpo, como o Chianti.

3. Caldo verde e Pinot Noir

O caldo verde é uma sopa cremosa de origem portuguesa, feita com base de batatas cozidas e processadas com água, cebolas e alhos tostados. Além disso, leva couve verde picada e, claro, linguiças portuguesas, tornando o sabor surpreendente.

É uma ótima opção para acompanhar noites frias e harmoniza, com maestria, com um vinho tinto mais leve, como o Pinot Noir, sinônimo de elegância, com pouco tanino, saboroso, aromático e, se envelhecido no carvalho, com notas tostadas e de especiarias.

4. Caldo de abóbora com carne seca e Merlot

Um caldo cremoso, adocicado e, ao mesmo tempo, bem temperado. Feito com a base de caldo de frango coado, abóboras maduras e creme de leite fresco, servido com uma carne seca desfiada, que é capaz de criar um contraste no sabor e provocar incríveis experiências gustativas.

Por essa razão, são combinados com vinhos macios, com certa acidez (para limpar o paladar), de corpo médio, frutado, aromático e com taninos maduros, como o Merlot.

5. Risoto de linguiça com funghi e Bordeaux

Tipicamente italiano, o risoto é um prato de textura cremosa feito com base de manteiga, arroz arbóreo, vinho e um queijo bem saboroso, normalmente o grana padano. Esse risoto, em especial, recebe o defumado de uma linguiça de qualidade e a intensidade do funghi secchi.

Por esse motivo e complexidade de sabores, harmoniza com vinho tinto maduro e mais aveludado, como o Bordeaux tradicional, uma bebida de corte normalmente feita a partir das uvas Merlot e Camembert Sauvignon.

Agora que você já sabe como se deliciar com vinhos de inverno harmonizados com incríveis pratos, não perca tempo e viva essa experiência que, com certeza, será inesquecível. Aproveite e convide amigos e familiares para se divertirem nos dias mais friozinhos e experimentarem essas irresistíveis combinações!

Gostou deste artigo? Então curta a nossa página no Facebook e continue por dentro de outros assuntos como esse. Até mais!