Férias de fim de ano: dicas de roteiro imperdíveis

Férias de fim de ano: dicas de roteiro imperdíveis

Momento mais esperado por grande parte dos brasileiros, as férias de fim de ano são uma ótima pedida para descansarmos do dia a dia estressante das grandes cidades. Época ideal para fazer do tempo livre uma espécie de retiro para se preparar para o ano que entra.

Fugindo um pouco da premissa de que o verão é tempo de curtir a praia e aproveitar do extenso litoral brasileiro, entendemos que também pode ser um período de tranquilidade e aconchego junto à natureza.

O Brasil é um país repleto de cidades que são verdadeiros refúgios intimistas e que oferecem ótimas opções de estadia, com muito lazer e bem-estar. Se você está procurando esse tipo de roteiro para suas férias de fim de ano, confira as 4 dicas de destinos imperdíveis que separamos neste post!

Vamos aos roteiros?

1. Campos do Jordão, SP

Cidade que já se tornou destino clássico para os amantes da natureza, do sossego e do clima ameno, Campos do Jordão possui a infraestrutura essencial para prover ótimos momentos durante suas férias.

Com um charme sem igual, está localizada na Serra da Mantiqueira, a mais elevada do país, o que lhe concede uma temperatura extremamente agradável em períodos como o Natal e o Réveillon, por exemplo. Nessas datas, a cidade costuma estar lindamente decorada, o que combina com a natureza e arquitetura local.

Para as férias de verão, Campos do Jordão conta com um roteiro turístico bastante diverso. Passeios como o Morro do Elefante, a Ducha de Prata e os jardins do Amantikir não podem ficar de fora! Nesse período, a cidade recebe também diversos shows e atrações culturais gratuitas, além de oferecer, como não podia deixar de ser, excelentes opções de gastronomia e estadia de qualidade.

2. Ouro Preto, MG

No interior de Minas Gerais, Ouro Preto tem diversos atrativos para quem aprecia a história, a arquitetura e a natureza. Um importante legado histórico e cultural do país está espalhado por suas ruas, emolduradas por serras, montanhas e cachoeiras belíssimas, que garantem à cidade um clima fresco e agradável durante todo o ano.

Localizada no Circuito do Ouro, a região era vastamente explorada por garimpeiros em busca do metal valioso. Um dos berço da arquitetura nacional, Ouro Preto é terra marcada pelos trabalhos de Aleijadinho. Uma visita à Igreja de São Francisco de Assis, por exemplo, transporta o viajante para os tempos do Brasil Barroco.

Conhecida como um dos polos de artesanato do país, a cidade recebe, diariamente, a Feirinha de Pedra Sabão, instalada em frente à igreja, onde é possível comprar joias e peças de decoração fantásticas.

3. Garibaldi, RS

Fugindo um pouco dos destinos mais conhecidos da região, como Gramado e Canela, Garibaldi é uma cidade perfeita para se passar as férias de fim de ano. Conhecida como a Capital da Espumante, está na Serra Gaúcha e faz parte do Vale dos Vinhedos, região colonizada por italianos.

Para os amantes de vinhos, a Rota das Espumantes é um roteiro imperdível! Um passeio histórico pelas principais produções e famílias que comercializam seus produtos tradicionais. Dá para ampliar o conhecimento sobre degustação e até participar do processo de engarrafamento.

Em Garibaldi, abrir a janela é se encantar com um cenário que mescla natureza e um rico legado colonial. A cidade é um verdadeiro convite para quem quer curtir um refúgio nas férias de verão.

4. Petrópolis, RJ

Petrópolis é um lugar que quebra o estereótipo do Rio de Janeiro. Com um rico legado cultural, a cidade colonizada por imigrantes é belíssima e cultiva um clima muito agradável mesmo durante o verão.

Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis é fonte das melhores cervejas do país. Lá está a icônica cervejaria Bohemia, onde é possível fazer um tour magnífico e conhecer as raízes da produção local.

Sem falar da agenda cultural da cidade, repleta de atrações, como espetáculos teatrais, exposições, música e cultura em geral.

E aí, gostou dos nossos roteiros? Com essas dicas, é possível fugir do senso comum dos roteiros de viagem das férias de fim de ano e descobrir outros lugares incríveis que o Brasil nos reserva.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e não perder mais nenhuma das nossas dicas de viagens!