Festa do Pinhão

Festa do Pinhão

Com a chegada do outono, as folhas vão caindo e a temperatura também.

As araucárias, árvores típicas de regiões frias, começam a produzir pinhão que cai sobre as montanhas trazendo a tradicional cultura alimentar que encanta moradores e visitantes. Com a abundância dessa semente tão apreciada, fez-se a Festa do Pinhão, que esse ano completa 55 anos.

A Festa do pinhão acontece na Praça do Capivari do dia 20 de abril a 1 de maio e conta com várias atrações culturais como shows de dança, música e work shops, além da boa gastronomia. Com 20 tendas gastronômicas, a Festa do Pinhão oferece desde petiscos a pratos mais sofisticados e até sobremesas.

Saboreado de diversas formas, o pinhão é popularmente cozido ou assado e degustado como tira-gosto, mas com seu sabor característico e regional, pode ser harmonizado com ingredientes diferenciados e utilizado em muitas receitas.

Para já entrar no clima da festa, preparamos uma receita especial com pinhão para você saborear. Simples e fácil de fazer, dá para se encantar facilmente com o Brigadeiro de Pinhão que une a tradicional receita de brigadeiro com essa semente tão peculiar e fica uma delícia!

Brigadeiro de Pinhão

Ingredientes:

  • 2 xícara (Chá) de pinhão cozido, descascado e triturado.
  • 1 lata de leite condensado.
  • 1 colher de (sopa) manteiga sem sal.
  • Forminhas.
  • Reserve alguns pinhões para decorar.

Modo de preparo:

  1. Coloque a manteiga, o leite condensado e um xícara do pinhão em uma panela e leve em fogo baixo, mexendo até tomar consistência de brigadeiro,
  2. Deixe esfriar e enrole.
  3. Pegue a outra xícara de pinhão pinhão cozido, descascado e triturado e coloque numa frigideira para torrar até ficar crocante e use para envolver as bolinhas de Brigadeiro de Pinhão.