Viagem de carro com o pet: 6 acessórios que você não pode esquecer!

Viagem de carro com o pet: 6 acessórios que você não pode esquecer!

Quem tem pets em casa sabe bem como é viajar e deixá-los para trás. O sentimento é de preocupação constante em saber se eles estão bem e um pouco de culpa de não os levar junto. Mas, se o seu bichinho de estimação é tão amado quanto os seus filhos, você precisa saber como deixar uma viagem de carro com o pet segura e confortável!

Quem disse que o seu companheiro precisa ficar sozinho enquanto você se diverte? Até porque, com a presença desse filho de quatro patas, a viagem fica bem mais prazerosa, não é mesmo?

O importante é seguir todos os cuidados para evitar multas e garantir tanto a segurança de todos. Para te ajudar, preparamos uma lista com seis acessórios indispensáveis em uma viagem de carro com o seu mais fiel companheiro. Confira:

O que não esquecer de levar

Se as suas malas já estão prontas, chegou a hora de preparar a do seu bichinho! Lembre-se de que ele é totalmente dependente, e a responsabilidade é sua de separar os itens indispensáveis para que a viagem seja boa para ambos.

1. Certificado de vacinação e atestado de saúde

Já imaginou ter que comprovar que o seu bichinho é realmente seu e está devidamente protegido, e não ter nenhum documento para isso? Não esqueça esses dois documentos!

2. Medicamentos específicos

Não existe nada pior que precisar de um remédio e não encontrá-lo, não é mesmo? Por isso, leve todos os medicamentos necessários caso o animal esteja submetido algum tratamento de saúde. Uma dica é levar também medicamentos para febre, enjoos e gases.

3. Ração em quantidade suficiente

Que o animal pode estranhar e recusar uma nova ração, todo mundo sabe. Para evitar esse imprevisto, leve uma quantidade maior que a prevista para a quantidade de dias da viagem, assim o animal não passará fome.

4. Coleira e guia

Além de divertidos, os passeios com os nossos animais, são fortes aliados para a saúde e o bem-estar deles. Mas precisam ser realizados com segurança, sempre com coleira e guia. Vale a pena colocar uma identificação nos objetos também!

5. Comedouro e bebedouro portátil

Assim como os seres humanos, os animais podem sentir fome e sede em qualquer lugar, ainda mais quando estão em um local desconhecido. O organismo dos bichinhos muda durante as viagens, por isso tenha sempre em mãos maneiras de saciar sua fome e sede.

6. Sacos para coleta de dejetos

Quem já passou por essa experiência sabe quão ruim é encontrar restos de dejetos pelo caminho. Preserve o destino de sua viagem, e não deixe nada para trás.

Como transportar o seu bichinho com segurança

Tudo o que você deseja é uma viagem tranquila, não é mesmo? Portanto, uma multa não seria nada agradável: transporte o seu animal com segurança e escolha as famosas caixas de transporte.

  • Cães de porte pequeno: o ideal são as caixas transportadoras ou as cadeiras de transporte com o cinto de segurança.
  • Cães de porte médio ou grande: devido ao tamanho, esses animais ficam mais confortáveis em veículos com o porta-malas aberto, como os SUV, vans e peruas.

Cuidados essenciais para o bem-estar do animal

Para evitar problemas até chegar ao destino escolhido para os dias de descanso, se atente aos principais cuidados para garantir o melhor para o seu filho de quatro patas:

  • Evite que o animal receba luz direta do sol e ofereça boa ventilação durante o trajeto – o ideal é ligar o ar-condicionado do veículo, mas caso não possua, opte por viajar nos horários mais frescos, como no começo da manhã ou entardecer.
  • Se a viagem for mais longa, o fundamental é fazer pausas a cada duas horas, para que o animal possa se refrescar bebendo água, se movimentar, esticar o corpo e as patinhas, e também realizar suas atividades fisiológicas.
  • Para prevenir os vômitos e náuseas, ofereça uma quantidade menor de alimento para o seu companheiro de viagem. Esse é o segredo para uma viagem sem enjoos e livre de defecação.

Viu só como é mais fácil do que parece cuidar desse bichinho que você tanto ama? Com as nossas dicas, sua viagem de carro com o pet será inesquecível: faça as malas e pé — e pata — na estrada!